Você sabe qual é a sua responsabilidade no ambiente de trabalho?

Descubra agora!

28/2/2020
Você sabe qual é a sua responsabilidade no ambiente de trabalho?

    Nós precisamos ser responsáveis em todas as áreas da nossa vida, seja no dia a dia, no trabalho ou em relacionamentos. Quando passamos a assumir nossos erros, conseguimos ser mais maduros para resolver as questões que nos cercam. 

    A falta de responsabilidade é um problema grave! Pessoas que costumam ser irresponsáveis buscam por culpados e vivem se justificando, julgando e apontando falsos culpados. “Eu fiz a minha parte”, “não posso fazer nada”, entre outras frases são bem comuns na boca de pessoas com dificuldades de assumir suas responsabilidades.

    Ser responsável não deve ser uma característica de destaque em alguém, mas sim um requisito básico.

    Por isso, continue lendo, porque precisamos falar sobre responsabilidade!

 

O que é responsabilidade?

 

    Nós sempre ouvimos a palavra responsabilidade, mas afinal, nós sabemos o que ela significa? Ser responsável é o ato de assumir compromissos e obrigações, como também suas consequências e efeitos delas. Significa que temos que responder seja positiva ou negativamente sobre as ações que realizamos e sobre os resultados que essas ações causaram.

    Se você se comprometer a entregar uma atividade em um determinado prazo, por exemplo, garantir que ele será entregue no prazo é ser responsável. E se acontecer alguma coisa durante o processo que faça você perder o prazo, você deverá bater a mão no peito e assumir que errou, não adianta buscar por justificativas ou querer achar outro culpado. O fato de assumir esse erro faz com que estejamos nos responsabilizando com as consequências dos nossos atos.

    O senso de responsabilidade no trabalho é você estar comprometido com a empresa e com as atividades que você realiza, é saber a importância dos seus conhecimentos como forma de ajudar a corporação a evoluir.

    Nunca é tarde para começar a desenvolver a responsabilidade. E é muito importante termos em mente esse objetivo, pois ser responsável é um dos princípios para conseguirmos a confiança das pessoas ao nosso redor, além disso, demonstra que somos capazes de realizar as atividades com eficiência e sabedoria.

    Para que possamos mudar nossas atitudes e nossa mente, é preciso começarmos a ser responsáveis com coisas simples, como, por exemplo, ser pontual e ser organizado. Essas pequenas coisas podem nos ajudar a estimular o senso de responsabilidade.

 

Responsabilidade no trabalho

 

    A falta de responsabilidade atinge principalmente o ambiente de trabalho, pois as decisões afetam não somente uma pessoa, mas todos os colaboradores e a empresa em si.

    Um dos principais fatores que fazem uma empresa ser bem sucedida é ela contar com colaboradores que tenham responsabilidade com a corporação da qual fazem parte. Se os funcionários têm consciência das suas obrigações, entregam as atividades no prazo, são pontuais, não ficam jogando a culpa de um para o outro e são proativos, muito provavelmente as atividades da empresa serão realizadas com mais produtividade e agilidade.

    A responsabilidade em uma empresa é uma via de mão dupla. O que queremos dizer é que por mais que as corporações sejam responsáveis pelos seus funcionários, é preciso que os colaboradores também tenham responsabilidade com a empresa. Não adianta em nada a firma oferecer todo o suporte e equipamentos para garantir a saúde e segurança dos colaboradores se eles não os utilizam de forma responsável. Um exemplo bem comum é sobre o uso dos EPIs, o empregador pode fornecer os equipamentos de proteção individual, mas precisamos falar da responsabilidade do empregado em utilizá-los e da forma correta. 

    A empresa não pode ajudar você a ter mais responsabilidade, isso é algo que deve vir de dentro, por isso, se você sente que não está sendo tão responsável com a empresa que te contratou, aqui vai algumas atitudes para que você pode começar a mudar:

    1)Resolva os problemas: uma empresa precisa solucionar os problemas que aparecem pelo caminho o mais rápido possível, por isso, quando se deparar com um problema, tente resolvê-lo o quanto antes. A corporação provavelmente se sentirá realizada e satisfeita por possuir um profissional que saiba lidar com as situações complicadas.

    2)Não busque um culpado: como foi dito acima, as empresas prezam pela economia de tempo e tentar achar um culpado para os problemas só irá gastá-lo. Tentar resolver os problemas é a forma mais rápida de contornar a situação. E depois que tudo estiver resolvido, a empresa pode achar o culpado pelo erro. Lidas com a situação dessa forma irá evitar atrasos de prazos e complicações maiores.

    3)Controle as emoções: saber como agir em determinada situação, sem ser influenciado pelas emoções é uma boa forma de mostrar e transmitir maturidade e seriedade. Não se deixar levar pelas emoções te faz um excelente profissional, por exemplo, se você tem alguma intriga com algum dos seus colegas, mas sabe separar questões pessoais de profissionais, fará com que sua responsabilidade com o trabalho seja destacada.

    4)Reflita antes de agir: é muito importante ter responsabilidade de refletir antes de agir. Pensar nas consequências que a ação irá oferecer pode fazer com que problemas sejam evitados antes mesmo de acontecerem. É preciso ter responsabilidade para pesar se a ação vale as consequências que ela irá proporcionar. Às vezes, quando fazemos uma coisa por impulso, nós podemos até conseguir um resultado satisfatório, mas fazer tudo no impulso é um tiro no próprio pé, pois quando andamos no escuro sem pensar nas consequências, nós não temos em mente o que iremos achar futuramente.

    5)Administre o seu tempo: uma maneira de garantir a responsabilidade com os trabalhos é entregar as coisas no prazo. E quando vem surgindo novas atividades que impedem a realização das antigas? Devemos administrar o tempo que temos para realizar todas as atividades, dando importância para as mais difíceis e as que precisam ser entregues antes.

    6)Seja organizado: podemos otimizar a produtividade e a responsabilidade no trabalho a partir da organização. Ela pode ser relacionada ao ambiente em que você trabalha, pois ter um local limpo para trabalhar melhora o humor e a concentração, e pode ser relacionada à organização das atividades, criando uma planilha ou uma sequência de realização das atividades. Mas é importante seguir esses cronogramas para que você consiga entregar tudo no prazo planejado, mostrando responsabilidade e competência com as atividades que lhe foram propostas.

    7)Seja proativo: fazer as coisas sem que os outros tenham que ficar pedindo faz de você uma pessoa proativa. Essa é uma característica muito valorizada no mercado de trabalho e nas empresas, pois além de contribuir para o crescimento pessoal, você possibilita o melhor desempenho sob as atividades e projetos da empresa.

    8)Cumpra suas obrigações: ser responsável implica em cumprir as obrigações com as quais você se comprometeu. Quando você entrega as atividades dentro do prazo e com qualidade, haverá o aumento da confiança que a empresa tem por você. Além da tranquilidade de saber que está fazendo um bom trabalho, também fará com que a empresa lhe dê tarefas mais importantes, aumentando, também, a sua importância na corporação. 

    9)Evite distrações: as distrações estão presentes no nosso dia a dia e podem muito facilmente dificultar a realização de atividades e serviços, devorando o nosso tempo. É fácil se perder em distrações, por isso, evite-as ao máximo. Se o impulso te leva a entrar frequentemente nas redes sociais, por exemplo, mantenha o celular fora do alcance.

    10)Sem procrastinação: ficar adiando uma tarefa ou a resolução de um problema até o último momento pode ser muito prejudicial à qualidade do serviço. Ainda, fazer as coisas com antecedência lhe dá liberdade para consertar possíveis erros que venham a surgir ao decorrer da atividade.

    11)Defina objetivos: quando definimos objetivos, temos em mente o que queremos alcançar. Isso faz com que tenhamos um caminho a seguir e também irá nos proporcionar responsabilidade quanto às nossas ações, pois poderemos avaliar se os nossos atos podem nos impedir de alcançar os nossos objetivos. Podemos evitar bastantes situações que podem trazer resultados negativos para a empresa dessa forma.

    12)Encare as dificuldades: fugir das dificuldades mostra que não somos responsáveis o suficiente para enfrentá-las. Precisamos encarar as dificuldades como novos aprendizados e tentar resolvê-los. Se a sua área da empresa demonstra dificuldades, é importante saber lidar com elas, para que o desempenho não seja afetado. 

    13)Dê o seu melhor: empresas buscam por funcionários que estejam dispostos a ajudar com o desenvolvimento da corporação. Dar o seu melhor enquanto realiza as atividades não somente trará benefícios para a empresa como também para você mesmo, pois você irá desenvolver habilidades e evoluir profissionalmente.

    14)Ache uma motivação: é difícil realizarmos atividades quando não temos um incentivo. Por isso é importante que você ache uma motivação que mova você, como por exemplo, definir o objetivo que você quer atingir. Outras maneiras de conseguir estímulo para cumprir os serviços é você se premiar, por  exemplo, quando finalizar uma atividade muito importante, se dê ao luxo de comprar algo que você queria a muito tempo. A premiação também pode ser feita para pequenas conquistas, mas com um prêmio mais simples.

    Podemos gastar muito tempo tentando entender o que faz com que algumas pessoas tenham menos responsabilidade que outras, mas no final, essa mudança só depende de nós mesmos. Assim, como qualquer outro costume que você deseja desenvolver, se tornar responsável vai levar um certo tempo e muito esforço, pois assumir responsabilidades também requer uma mudança de pensamento.

    

Benefícios da responsabilidade no trabalho

 

    Por que devemos ser responsáveis? Precisamos ser comprometidos com os compromissos que assumimos e nos responsabilizamos em cumprir-los. Além disso, ser responsável trará diversas vantagens tanto para você, quanto para a empresa na qual você trabalha. Veja agora os benefícios que você pode conseguir se começar a mudar seus hábitos:

  • As pessoas terão confiança em você;
  • Os prazos serão sempre entregues a tempo;
  • Você desenvolverá um melhor papel profissional;
  • Terá maior chance de obter sucesso;
  • Estará mais próximo de alcançar seus objetivos;
  • Irá melhorar o clima do seu ambiente de trabalho;
  • Você irá preservar a sua saúde;
  • Evitará situações de risco para todos que trabalham com você;
  • Obterá qualidade nas suas atividades e serviços;
  • Aprenderá com os erros;
  • Você ganhará experiência com as dificuldades;
  • Aumentará a produtividade na empresa;

 

Principais situações que mostram irresponsabilidade

 

    Existem diversas situações que podem mostrar que você está sendo irresponsável no seu ambiente de trabalho e um bom profissional tem que trabalhar com responsabilidade, caso contrário, não será um bom profissional.

    Um dos principais atos de irresponsabilidade é as gambiarras feitas pelos funcionários. Esse termo significa improvisar e seria como uma solução temporária, que muitas vezes acaba se tornando a solução permanente do problema. As gambiarras, por mais úteis que pareçam ser, são muito perigosas, principalmente para a segurança, podendo causar inúmeros acidentes. Se o trabalhador perceber alguma falha em seu equipamento, é preciso urgentemente alertar a empresa na qual trabalha, nada de improvisar soluções!

    O ambiente de trabalho pode ser sim um lugar perigoso, mas normalmente são os próprios funcionários que se colocam em risco. A empresa pode investir em equipamentos de alta qualidade, ferramentas de última linha, entre outros, mas se o colaborador não tiver responsabilidade em usá-los da forma correta, de nada adiantarão.

    Você percebeu como que a sua responsabilidade afeta a empresa inteira? Por isso precisamos ressaltar: assuma suas responsabilidades com a empresa e com você mesmo! Além de que você pode inspirar outros funcionários a seguirem o seu exemplo e poderá contribuir para uma cultura de responsabilidade e comportamento seguro.

    A falta de responsabilidade pode resultar em diversos problemas. Você perderá a confiança da empresa, desperdiçará energia tentando achar um culpado, perderá o bom bom senso tentando transferir a sua responsabilidade e você ainda perde a oportunidade de aprender com os erros.

 

 

 

    Viu como é possível desenvolver hábitos responsáveis? Claro, é preciso bastante força de vontade se você quiser mudar, mas vale a pena, não acha? São vários benefícios tanto para você quanto para a empresa que você trabalha! Esperamos que esse artigo tenha ajudado de maneira positiva com o seu crescimento e evolução profissional! Use o espaço abaixo para deixar um comentário, expressar uma opinião ou acrescentar algo ao conteúdo, queremos saber o que você acha sobre o assunto!

    Fique por dentro de todas as novidades que temos para vocês, nos seguindo nas redes sociais!


Compartilhe nas redes sociais: