Gestão de Ambulatórios

Vale a pena investir?

21/2/2020
Gestão de Ambulatórios

    Sabe quando seus funcionários precisam fazer aquele exame de rotina e se abstém das atividades durante o dia, atrasando tudo? Não é preciso mais se preocupar com isso se você adotar o serviço de gestão de ambulatórios em sua empresa! Esse artigo foi feito pensando em você, nos seus funcionários e na sua corporação!

    Se você se interessou por esse serviço, mas tem dúvidas sobre o que é, quais vantagens traria para a empresa e tudo o mais, continue lendo e conheça o que você precisa saber para investir na gestão de ambulatórios e garantir o sucesso da sua empresa e o mais importante: a saúde dos seus colaboradores.

 

O que é?

 

    Você pode estar pensando: o que é a gestão de ambulatórios? Bem, é a terceirização de serviços de saúde voltados para consultas periódicas e casos que não ofereçam riscos imediatos à vida do paciente.

    Esse é um serviço bem importante para as empresas, pois as normas criadas pelo Ministério do Trabalho decretam que é preciso realizar exames periódicos, de admissão, demissão, troca de setor e de retorno ao serviço, os quais podem resultar no atraso das atividades e também pode afetar o desenvolvimento da empresa, por isso se torna um serviço bem requisitado pelas firmas e corporações que almejam a produtividade.

 

Objetivos

    

    O serviço de gestão de ambulatórios tem alguns objetivos para serem cumpridos. Se você está se perguntando quais são eles, aqui estão:

  • Promover a saúde e segurança dos colaboradores: esse é o principal objetivo de realizar a gestão de ambulatórios, afinal, a saúde dos colaboradores e a segurança deles devem vir em primeiro lugar nas empresas.

 

  • Incentivar a prevenção: além de promover a saúde, a gestão de trabalho também visa a prevenção, que é bem importante, visto que em alguns casos os danos de doenças e acidentes podem ser irreversíveis. Ter a cultura de prevenção na sua empresa é uma forma de todos terem consciência dos perigos que o ambiente pode oferecer e tomar o devido cuidado nele. Quando todos pensam na segurança e no próprio bem estar, é mais fácil garantir que qualquer dano seja evitado, garantindo a diminuição do absenteísmo e aumentando a produtividade.

 

  • Realizar campanhas de conscientização: é importante realizar campanhas para alertar os colaboradores dos riscos que eles podem estar correndo, além de promover a saúde e estimular a mudança de hábitos, para despertar a consciência de cuidar do corpo e saúde.

 

  • Socorrer os colaboradores em caso de acidentes: é importante ter alguém em pronto atendimento para qualquer ferimento e acidentes que ocorrerem no trabalho. Ter uma equipe treinada para cuidar dos funcionários é a maneira mais prática de tratar problemas de acidentes.

 

  • Garantir redução de custos: além de diminuir o absenteísmo, ter o serviço de gestão de segurança em sua empresa também irá garantir que os custos sejam reduzidos, pois, não será necessário terceirizar profissionais em casos de afastamentos e a produtividade não será afetada.

 

  • Criar um ambiente saudável e seguro: nada melhor do que trabalhar sabendo que se tem segurança e que a sua saúde não corre riscos. Ter um ambiente saudável e seguro irá trazer conforto, tranquilidade e concentração aos colaboradores, ajudando-os a manter o foco nas atividades e realizá-las com qualidade, o que irá implicar diretamente no lucro da empresa.

 

Importância

    

    Ter os serviços da gestão de ambulatórios são importantes para garantir que todos os seus colaboradores estejam seguros e mantenham a saúde com qualidade. Realizar periodicamente os exames é essencial para constatar se o ambiente de trabalho traz riscos, e também se o profissional está apto ou não para realizar as atividades que lhe foram propostas.

    Além disso, por questões legais, é importante que a empresa tenha um programa de saúde ocupacional. O Ministério do Trabalho até criou uma norma regulamentadora que diz que possuir esse programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO) é obrigatório.

 

Quais empresas precisam?

 

    Todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados precisam ter um programa de proteção e promoção da saúde dos colaboradores.

    Mas é compreensível que ela seja obrigatória para todos, pois a saúde dos colaboradores deve ser a primeira preocupação da empresa. A base das instituições são os funcionários e eles precisam estar saudáveis e capacitados para realizar o trabalho.

 

Tipos de ambulatórios

    

    Os serviços de ambulatório devem ser contratados com relação aos riscos que o ambiente de trabalho pode oferecer. Por exemplo, não será necessário um ambulatório de atendimento de emergência se a empresa precisa apenas do serviço para realizar exames e tratar de ferimentos leves. 

Ocupacionais

    Esse serviço oferece uma equipe para a realização de exames ocupacionais:

    -Admissionais: esse serviço é feito antes de uma contratação para saber se o trabalhador está apto para a função que lhe foi dirigida.

    -Periódicos: esse exame é feito de maneira periódica para avaliar e identificar possíveis alterações na saúde dos colaboradores enquanto estão oferecendo seus serviços para a empresa.

    -Mudança de função: quando um funcionário irá mudar de função, é necessário saber se ele está apto em desempenhá-la, por isso são realizados exames de saúde.

    -Retorno ao trabalho: esse serviço se aplica quando o colaborador foi afastado por causa de doenças, acidentes ou gravidez e retorna às atividades.

    -Demissionais: esse serviço é feito quando o trabalhador é demitido, para saber se houve o desenvolvimento de algum problema de saúde enquanto ele estava trabalhando na empresa.

Assistencial

    Esse serviço é utilizado para realizar procedimentos simples que não precisam de internação e que não colocam imediatamente a vida do trabalhador em risco. Transcrever medicamentos e fazer curativos são os principais atendimentos que esse tipo de ambulatório oferece. Como o próprio nome já diz, é uma assistência aos colaboradores. 

Urgência e emergência

    É preciso que uma empresa faça a instalação de um ambulatório de urgência e emergência caso os serviços prestados nela ofereçam alto grau de risco à segurança e saúde dos trabalhadores. Esse ambulatório conta com médicos preparados para situações de emergência para que os acidentes sejam tratados da forma mais rápida possível.

 

Quais profissionais atuam na gestão de ambulatórios?

    

    Normalmente o grupo de profissionais que atuam na gestão de ambulatórios são médico e fisioterapeuta do trabalho, médicos clínicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos, mas essa equipe pode mudar dependendo da empresa que irá terceirizar os serviços.

Benefícios

    Você quer saber quais são os benefícios de se implantar um ambulatório médico na sua empresa? Continue lendo e confira a lista de vantagens que sua empresa pode ter:

  • Reduz os custos da empresa: a corporação pode ter os custos reduzidos, pois não terá que se preocupar com as indenizações dos colaboradores por causa de acidentes e não terá que gastar com substituições em casos de afastamentos;

 

  • Diminui o absenteísmo: os funcionários não precisarão se deslocar até clínicas e consultórios médicos para realizar os exames ocupacionais se tiverem um ambulatório na empresa em que trabalham. Isso diminuirá consideravelmente o nível de absenteísmo, além de que se tomadas medidas de prevenção, os colaboradores não precisaram se afastar das atividades por causa de acidentes e doenças;

 

  • Melhora a produtividade: estar em um ambiente seguro é um dos pontos-chave para conseguir a melhora na produtividade dos colaboradores, pois eles terão confiança de realizar as atividades sabendo que sua segurança e saúde não correm riscos;

 

  • Agiliza a realização de exames: como os funcionários não precisam se deslocar para realizar os exames e a equipe médica do ambulatório é totalmente voltada para a saúde dos colaboradores da empresa, a realização de exames se torna mais prática e rápida;

 

  • Dispõe de socorro rápido em casos de emergência: ter uma equipe especializada no tratamento de casos de emergência pode agilizar o tratamento de acidentes ou doenças, evitando complicações;

 

  • Melhora o planejamento de ações preventivas: quem melhor que uma equipe de profissionais para mostrar medidas de segurança e ensinar a cultura da prevenção? Se a empresa deseja fazer ações preventivas, é importante ter a presença de uma equipe especializada para fiscalizar se elas estão sendo cumpridas;

 

  • Monitora a saúde dos colaboradores: o ambiente de trabalho muitas vezes pode ser um lugar perigoso para a saúde, por isso é importante monitorar a saúde dos colaboradores e ajustar qualquer problema e risco que o ambiente de trabalho possa oferecer;

 

  • Melhora a relação da empresa com o colaborador: se sentir valorizado com certeza aumenta o nosso bom humor e isso irá melhorar a relação da empresa com o colaborador e vice-versa. É muito mais fácil ‘’vestirmos a camisa’’ da empresa se tivermos a sensação de fazer parte dela;

 

  • Promove a segurança dos funcionários: ter um ambulatório médico na empresa irá ajudar a promover a segurança dos funcionários, pois enquanto são os colaboradores são monitorados é possível identificar fatores de riscos que o próprio ambiente de trabalho pode provocar;

 

  • Incentiva boas práticas no ambiente laboral: fazer com que os colaboradores percebam que estão sendo cuidados pode ser uma forma de incentivar que eles cuidem da própria saúde até mesmo fora da empresa. Além de que incentivará prática de prevenção e proteção no ambiente de trabalho;

 

  • Aumenta o lucro da empresa: ter um ambulatório médico ocupacional também influencia nos lucros que a empresa gera, pois, com o aumento da produtividade dos colaboradores, mais tarefas e serviços serão feitos em menos tempo;

 

  • Identifica possíveis problemas no trabalho: controlar a saúde dos colaboradores é uma forma de identificar problemas que o trabalho e seu ambiente podem oferecer aos trabalhadores. Tendo consciência de quais são os fatores de risco, a empresa pode optar em tomar medidas preventivas;

 

  • Terceiriza serviços: terceirizar os serviços de saúde pode ser um bom investimento, pois as atividades serão realizadas por profissionais preparados e qualificados;

 

  • Qualidade no atendimento de saúde: ter uma ótima equipe de atendimento médico é uma forma de garantir a qualidade dos serviços relacionados à saúde;

 

  • Substituições imediatas de profissionais: é sempre bom ter uma equipe preparada para realizar substituições em casos de faltas, licenças e afastamentos;

 

  • Monitoramento de atestados e casos crônicos: trabalhadores que apresentam casos crônicos, como a diabetes e hipertensão, precisam de monitoramento para evitar complicações com essas doenças, e o serviço de ambulatório oferece apoio e acompanhamento desses casos;

 

  • Informatização: fazer o gerenciamento digital pode oferecer agilidade quando é preciso acessar o histórico de saúde dos colaboradores;

 

  • Atendimento aos grupos de risco: se a sua empresa oferece altos níveis de riscos, esse benefício pode ser um dos mais importantes, pois irá atender às necessidades do grupo de trabalhadores que trabalham podendo pôr em risco a sua saúde e a sua segurança;

 

  • Evitar problemas legais: toda empresa precisa ter um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, de acordo com a NR-7. Ou seja, toda corporação precisa adotar meios de promover a saúde e segurança dos seus trabalhadores.

 

Serviços:

    É importantíssimo ter uma equipe de confiança para realizar os serviços da  gestão de ambulatórios, pois, muito além de serviços de saúde, a gestão de ambulatórios será responsável por outros serviços:

  • Gestão de exames ocupacionais: um dos principais serviços que são oferecidos com a implantação de um ambulatório médico na sua empresa é a gestão de exames ocupacionais, que serão realizados e administrados por uma equipe especializada na área da saúde;

 

  • Gestão de recursos humanos: contará com a supervisão dos profissionais terceirizados para avaliar regularmente o desempenho da equipe e seus serviços;

 

  • Gestão de recursos físicos: os instaladores técnicos do ambulatório serão responsáveis por manter a estrutura física dentro da lei;

 

  • Gestão de processos: é uma disciplina organizacional para analisar, controlar e otimizar os processos da empresa;

 

  • Gestão de indicadores operacionais: ter alguém monitorando as atividades e processos da sua empresa frequentemente é importante para manter tudo funcionando corretamente. A equipe de especialistas irá fazer a gestão dos indicadores para identificar o que deve ser melhorado na empresa;

 

  • Gestão dos documentos legais: também é um dos serviços da gestão de ambulatórios garantir que todos os documentos legais sejam cumpridos, sempre prezando a saúde e a segurança dos colaboradores;

 

  • Controle de absenteísmo: a equipe de profissionais irá controlar os afastamentos dos funcionários da sua empresa, onde os colaboradores serão encaminhados para uma avaliação médica para receberem as prescrições médicas do tratamento que devem realizar para retornar quanto antes às atividades;

 

  • Controle de atestados: quando os funcionários se afastam por ordem médica, eles recebem um atestado para justificar a falta. Ter um controle de todos os atestados pode ser uma tarefa complicada e cansativa. Com a gestão de ambulatórios você não precisará se preocupar com isso, pois a equipe de profissionais será responsável por analisar e controlar todos os atestados;

 

  • Atendimento em urgência e emergência: esse serviço é importante em empresas que podem colocar a saúde e segurança do colaborador em risco enquanto ele realiza as suas atividades, pois a possibilidade de complicações diminui;

 

  • Consultas assistenciais: ter a gestão de ambulatórios na sua empresa significa ter uma equipe de médicos prontos para a realização de consultas e prestar assistência à saúde do colaborador.
     

     Está na hora de investir na saúde e segurança dos seus colaboradores, não acha? Estamos a sua disposição caso ainda tenha ficado com alguma dúvida sobre esse serviço ou queira contratar nossos serviços. Se você gostou do artigo, deixe um comentário aqui embaixo e compartilhe com seus amigos! Nos siga nas redes sociais para se manter atualizado de todas as nossas novidades! Nos vemos no próximo artigo!
 


Compartilhe nas redes sociais: